sexta-feira, 8 de março de 2013

O BOLO DE CHOCOLATE PERFEITO

A receita definitiva de bolo de chocolate.

Por muito tempo eu fiz e refiz diversas receitas de bolo de chocolate, mas nenhuma delas me deixava contente. Ou o bolo ficava seco demais, ou com pouco gosto de chocolate, ou duro....... Sem contar as tentativas de fazer a tal cobertura de casquinha. Nada de casquinha......
Bom, passei a procurar todo tipo de receita, em todos os livros que tinha em casa, mas ficava contente.
A busca pelo bolo de chocolate perfeito virou missão.
Uma cozinheira que se preza TEM que fazer um bolo de chocolate, no mínimo, decente. Como eu poderia ser uma tia de 3 sobrinhos sem poder fazer pra eles bolo de chocolate com cobertura de casquinha durante o passeio das férias!
Foi então que decidi procurar em todos os sites possíveis de culinária de programas de telvisão, mas todas eram quase iguais. Passei a procurar por receitas de fora de fora do Brasil e para minha surpresa consegui achar em um site da BBC.
A missão finalmente foi cumprida.
Encontrei aquele bolo com muuuuito gosto de chocolate, molhadinho, macio. A receita original recomenda recheios.... Mas eu comi só com a minha cobertura de casquinha, que também consegui acertar, finalmente... Croc, croc.
Mas se quiser fazer como um bolo de aniversário, imagino que a massa deve ficar ótima também.
Descobri que o significado de conseguir fazer o bolo de chocolate perfeito era muito importante. Quase simbólico. Tão simbólico que depois da primeira garfada disse para o Alê: "Amore, agora posso até ser mãe. Já sei fazer um bolo de chocolate!" Rsrsrsrs.
Mas isso é conversa para outro momento..... O que interessa é essa delícia!!!! Um alento nos dias de tristeza, um quentinho nos dias de chuva, a salvação na tpm, a alegria da garotada, uma declaração de amor para o Amore.
Tudo isso, em uma única fatia.

Bora lá?

Foto: Lúcia Magro Stuart
Ingredientes
Bolo para uma forma de cerca de 28cm diâmetro
  • - 225g/de farinha de trigo 
    - 350g de açúcar refinado
    - 85g de cacau em pó
    - 1 ½ colher de chá de fermento em pó
    - 1 ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
    - 2 ovos grandes (caipiras ou orgânicos, preferencialmente)
    - 250ml de leite
    - 125ml de óleo vegetal (soja, canola)
    - 2 colher de chá de essência de baunilha
    - 250ml  água fervente
Cobertura de Casquinha
     - 8 colheres de sopa de leite
     - 8 colheres de sopa de açúcar
     - 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
     - 4 colheres de sopa de chocolate em pó
     - 1/2 colher de chá de café solúvel

Modo de Preparo
Bolo
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC, ou na temperatura que você costuma usar para assar os bolos e unte a forma com manteiga e chocolate em pó. Usar chocolate em pó, no lugar de farinha de trigo, nas formas de bolo de chocolate evitam aquela marquinha branca cquando deseforma. Dá um acabamento mais bonito ao bolo.
  2. Em um bowl, misture todos os ingredientes secos e reserve. Na batedeita, acrescente os ovos inteiros e bata bastante até formar uma massa fofa. Irá quase dobrar de tamanho.
  3. Começe a adicionar os ingredientes líquidos e secos de forma intercalada. Adicione a água fervente por último à mistura, um pouco de cada vez, até ficar liso. (A mistura do bolo vai agora ser muito líquida.)
  4. Despeje a mistura na forma untada e deixe assar no forno por 25-35 minutos, ou até que a parte superior fique firme ao toque e um palito inserido no centro do bolo saia limpo. No meu forno, isso durou 45 minutos.
  5. Retire do forno e deixe esfriar completamente e desenforme. É mais ou menos o tempo de você fazer a sua cobertura.
Cobertura de Casquinha
Foto: Lúcia Magro Stuart
  1. Coloque todos os ingredientes para uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa até derreter bem e formar um glacê brilhoso e homogêneo.   
  2. Deixe ferver até que ele começe a desgrudar do fundo da panela como se fosse um brigadeiro mole. Isso levará cerca de 20 minutos. Tome cuidado, porque essa mistura pode subir como acontece com leite. Então fique de olho.  
  3. Se começar a levantar fervura, tire do fogo, mexa rapidamente e volte ao fogo. Fiz isso umas 4 vezes durante o precesso.
  4. Quando começar a desgrudar do fundo da panela, no ponto de brigadeiro mole, deslique do fogo e despeja imediatamente no bolo.
Montagem:

  1. Sobre uma grade, coloque o bolo frio e desenformado.
  2. Lentamente, comece a despejar a cobertura no centro do bolo e com uma espátula espalhe por toda a superfície. Caso escorra pela laterais, o excesso cairá plea grade e não sujará o seu prato de servir.
  3. Transfira para um prato, espere uns 15 minutos para a cobertura secar e se delicie.


5 comentários:

  1. hummm, vou fazer!!!! bjos. Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata!! Faz que vale a pena!!!
      Depois nos conte como ficou!!!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Lúcia, semana passada , ao acordar pensei:" Não tem nada especial para o café, vou ver no blog se tem alguma receita que eu possa fazer com os ingredientes que tenho em casa". E fiz essa delicia!!!! Foi um sucesso e rendeu muiiiito!!! Faz a alegria de qualquer chocolover!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Você tem essas medidas em colheres/xícaras? Obrigada! Luciana

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Luciana.
    Eu sempre prefiro fazer minhas receitas de doces com balança, para ter certeza de não errar, mas para ficar mais fácil para você, envio o link de um outro blog com algumas conversões. Espero que te ajude.

    Abraço

    ]http://www.comidaereceitas.com.br/informacoes/tabela-de-medidas.html

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!