terça-feira, 26 de março de 2013

MEDALHÕES DE FILÉ MIGNON AO MOLHO GORGONZOLA, ACOMPANHADOS DE GALETE DE BATATAS E MIX DE COGUMELOS


Mimo para os amados e amadas!

Essa receita foi feita para a primeira, e até agora única, aula do Clube de Receitas.... rsrsrsrs. 
A Simone, querida amiga, queria muito fazer uma surpresa para o namorado dela, muito querido também, André. Ela dizia que não sabia cozinhar, mas que gostaria muito de tentar. Então, combinamos um dia na casa dela para eu ensinar esse prato. E fizemos tudinho de cabo a rabo. A Ani, que também queria aprender também foi e aprovou.
A escolha dos ingredientes foi feita em cima dos comentários das receitas que o próprio André fazia quando postava as fotos do blog, ou na Fan Page da Cozinha Experimental dos Stuart´s. E quando postei a receita do risoto de gorgonzola com mix de cogumelo ele passou uma semana falando dele aqui no Pilates. 
A Si, que não conseguiu guardar todo o segredo da supresa, contou prá ele que eu ia ensiná-la, mas não disse o cardápio. Não poderia, então, fazer o risoto, porque a chance dele matar a charada era enorme!
Foi então que resolvi usar quase os mesmos ingredientes, o que garantiria que ele iria gostar, mas de uma forma totalmente diferente, o que garantiria que ele jamais descobriria o que era.
A receita ficou ótima. E claro, o André adorou. 
Adorou a comida, adorou o mimo. E quem saiu ganhando? A Si!!!!! Mil pontos com o namorado e ainda deixou a "professora" babando de emoção!!!! rsrsrsrs
Segue, então, essa receita toda especial. Cheia de carinho e cuidados para esses amigos tão especiais, cheia de romance para esse casal apaixonado, e cheia de inspiração para todos os outros que se inspirarem para fazer uma bela surpresa para quem ama.
A receita está cheia de detalhes que é para não perderem nenhuma etapa!
Que tal uma supresa nesse feriado que está chegando? Ótima oportunidade para trocar os ovos de páscoa com mais romance! E nesse friozinho? Perfeito. 
A receita das galetes de batata está no post do hambúrguer. É só clicar aqui.
A foto, do prato da própria Simone!

 
Foto: Simone Protti e André Zanatta
Ingredientes:

Para o Molho de Gorgonzola:
- 1 xícara (chá) de creme de leite
- 200g de queijo gorgonzola
- 1 pote de creme de ricota
- 1 colher (sopa) manteiga
- 1 colher (sopa) de cebola picada pequenininha
- sal a gosto


Para os Medalhões:
- 2 medalhões de filet mignon com cerca de 3 dedos de altura (pedir ao açougueiro para cortar do meio da peça). Em São Carlos, sugiro comprar no açougue Carrara.
- Sal a gosto
- 1 colher (sopa) azeite

Para o Mix de Cogumelo:
- ½ badeja de shimeiji
- ½ bandeja de shiitake
- ½ bandeja de cogumelo paris (se a bandeja for do tamanho da de shiitake)
No Sacolão Okino, em São Carlos, vc encontra de sexta-feira fresquinho.
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de shoyu
- 1colher (sopa) molha inglês
- Sal a gosto


Modo de Preparo:
Para o Molho de Gorgonzola:
Em uma panela, refogue a cebola na manteiga até que fique murcha. Acrescente o leite e deixe aquecer. Junte o gorgonzola e o creme de ricota e mexa vigorozamente com um fuê para dar cremosidade.

Para os Medalhões:
Tempe um lado da carne com sal. Coloque em panela de ferro ou frigideira no fogo e deixe esquentar sem nada nela. Ela deve ficar quente até o momento em que você jogue uma gotinha de água e ela fique como se fossem gotinhas de mercúrio. Esse é o ponto para grelhar.
Nesse momento, coloque o azeite e imediatamente os medalhões, do lado salgado para a panela. Não mexa na carne. NÃO FURE A CARNE DE JEITO NENHUM.  Jogue sal no lado da carne que está para cima. Conte 3 minutos e vire. Repita o processo mais 2 vezes. Então serão 3 seladas de cada lado, ok? Se gostarem ao ponto só duas, se gostarem mal passado, só uma. Utilize uma pinça para manusear.
Assim que acabar o processo, coloque em uma assadeira e leve ao forno para esperar o restante dos ingredientes.
Reserve panela da carne para os cogumelos.

Para os Medalhões:
Na panela da carne, coloque a manteiga. Assim que começar a derreter, coloque os cogumelos paris. Em seguida os outros cogumelos.
Acrescente o shoyu e o molho inglês.
Corrija o sal se necessário.

Montagem:
Em um prato, coloque 3 ou 4 galetes sobrepostas. Coloque um medalhão no centro do prato e os cogumelos em volta das galetes. Deixe as galetes aparecendo.
Despeje uma cocha de molho de gorgonzola por cima e pronto!

Um comentário:

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!