domingo, 25 de março de 2012

PAELLA

Incrível, incrível, incrível!!!!

Já fizemos algumas vezes a paella do Cris. Da última vez que fizemos, vide a foto, ficou absolutamente espetacular!!
Pedimos a receita e ele, pacientemente mandou para nós.
Extremamente explicadinha, a receita está com um passo a passo perfeito!! Estou repassando exatamente como ele me mandou!
Julgo dizer que essa é uma das receitas mais bonitas do blog!!!

Aproveitem, façam, e depois contem como foi!!!

Rendimento: de 30 a 35 pessoas, com direito a repetição

Ingredientes:
Foto por Guilherme Milanetto
- 4 cebolas grandes
- 7 tomates, sem pele e sem semente
- 2 latas de ervilhas, de preferência frescas
- 300g de vagem
- 10 dentes de alho inteiros
- 1/2 litro de azeite extra virgem
- 2 kg de arroz parbolizado (não lavar)
- 1 kg de peito de Frango em cubinhos
- 1 kg de Lombo em cubinhos
- 1 kg Lagostin
- 2 kg Camarão Médio sem casca (de preferência já limpos)
- 1 kg de Camarão pequeno (sete barbas) sem casca
- 2 kg de Anéis de Lula
- 2 kg de Tentáculos de Polvo
- 2 kg de Mexilhões
- 2 Pacotes de Tempero para Paella (sugestão: Paellero Carmencita).
- Chimichurri (a gosto)
- Sal (a gosto)
- 1 maço de Salsa
- 2 limões

Modo de Preparo:

1) Preparo dos Frutos do Mar
- Provavelmente você irá comprar os frutos do mar congelados. Se este for o caso, descongele-os e lave-os no escorredor, em água abundante, separadamente. Coloque o Lagostin, os Camarões Médios, os Camarões Pequenos, as Lulas, os Tentáculos de Polvo e os Mexilhões em vasilhas grandes separadas (não misture nem os tipos diferentes de camarões). Encha cada uma das vasilhas com água e troque-as algumas vezes, para removermos a água gelada e eventualmente turva.
- Se comprou camarões "pré-limpos", verifique 1 por 1 se estão realmente limpos, caso contrário retire o intestino, localizado na parte superior do camarão, com uma faquinha em água corrente. Essa etapa é cansativa e demorada, porém necessária.

2) Temperando a carne
- Coloque o Frango cortado em cubos numa vasilha, lave-o, e tempere com uma colher de sopa de sal, uma pitada generosa de chimichurri e esprema 1/2 limão. Misture com as mãos e deixe descansando para pegar o tempero, por pelo menos 1 hora. Faça o mesmo com o Lombo em cubos. Mantenha o lombo e o frango em vasilhas separadas.

3) Temperando os Frutos do Mar
- Retire toda a água das vasilhas de cada fruto do mar
- Coloque 1 1/2 colher de sopa de sal para cada 2 kg de frutos do mar. Novamente, tempere-os cada um nas suas respectivas vasilhas. Deixe descansar por pelo menos 1 hora.
- Apenas para o Mexilhão, deve ser acrescentado uma pitada de chimichurri e 1/2 limão espremido

4) Preparo dos ingredientes restantes
- Pique a cebola em cubinhos
- Retire a pele e as sementes dos tomates e pique em cubinhos
- Pique a vagem em pedaços pequenos
- Pique o maço de Salsa
- Cozinhe na panela de pressão os Anéis de Lula e os Tentáculos de Polvo, juntos, por 15 minutos após pegar pressão. Após término, coloque a lula e o polvo num escorredor e reserve a água deste cozimento para ser utilizada na Paella.

5) Fazendo a Paella
- Numa paellera, inicie a fritura dos ingredientes, utilizando o azeite extra-virgem, iniciando pelo Lombo. Reserve-o. Após reservar o lombo em outro recipiente, inicie a fritura do Frango. Reserve-o junto com o Lombo. Depois faça o mesmo procedimento, seguindo esta ordem de fritura: camarões médios, camarões pequenos, anéis de lulas +  tentáculos de polvo, e os mexilhões. Reserve-os
- Separe uma porção dos camarões médios fritos para finalizar a decoração final.
- Frite a cebola, quando começar a dourar, junte o arroz e deixe fritar. Acrescente o tomate, a vagem, metade da ervilha e os alhos inteiros. Em seguida, acrescente o frango, o lombo e todos os frutos do mar que estavam reservados, mexendo-os vigorosamente.
- Dissolva 2 pacotes do tempero de paella na água reservada do cozimento das lulas e do polvo, e acrescente esta mistura na panela até que cubra a paella. Caso esta água não seja suficiente, acrescentar mais até que cubra. Utilize fogo baixo nesta etapa. Cubra a panela com papel alumínio durante o cozimento, deixando-a bem selada.
- Durante o cozimento e secagem, verifique a textura do arroz e se necessário acrescente mais água. Esta etapa deve levar entre 30 e 40 minutos.

6) Lagostins
- Agora, enquanto a paella está cozinhando, vamos preparar os Lagostins. Ferva uma panela com água e deixe os Lagostins por 5 minutos. Escorra-os, e vamos temperá-los novamente, com uma pitada de sal (pouco) e uma pitada de chimichurri (pouco). Frite regado à azeite, tomando o cuidado para que eles não desmanchem.

7) Finalizando a Paella
- Terminando o cozimento da Paella, desligue o fogo, retire o papel alumínio e decore-o com os lagostins, o camarão, a ervilha e a salsa. Recoloque então o papel alumínio e deixe descansar por mais 20 minutos. Pronto! Agora é só servir e se deliciar.

Comentários finais
- Há como pular etapas e fazer uma paella mais rápida. Mas isso poderá comprometer o resultado final. Faça com calma, e com tempo, para garantir bons resultados. Deve levar uma média de 4 horas para ficar pronto
- Se fizer num fogão convencional, gire a paellera com frequência para que o cozimento seja feito por igual ou para que não haja regiões queimadas. Entretanto, uma boa paella deve "pegar no fundo" da panela, sem exagero.
- Acerte o ponto do sal depois que colocar todos os ingredientes, o arroz e a água para cozimento. Provavelmente não será necessário colocar mais nada de sal devido aos temperos das carnes e dos frutos do mar.
- Você pode reduzir ou aumentar a variedade de frutos do mar, de acordo com seu gosto. Pode incluir camarões rosa e lagostas na decoração, por exemplo. Também pode trocar a carne de lombo por peixe. Porém a receita descrita alia um bom custo benefício e um sabor balanceado.

2 comentários:

  1. Hola Lucia.
    Te escribo desde la empresa Carmencita.
    Gracias por recomendar nuestro Paellero. Es todo un honor que tengas nuestro producto como ingrediente indispensable en tus recetas. Te animamos a que nos hagas llegar las mismas en nuestro facebook /especias.carmencita y puedas conocernos un poco mejor.

    Cualquier duda o sugerencia que puedas tener, no dudes en consultarnos. Un saludo. Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristina.
      é uma grande prazer ter a visita da sua empresa em nosso despretencioso blog.
      Vou visitá-los na página do facebook e acompanhar as novidades sempre.
      Parabéns pelo excelente produto que possuem e que garante à nossa receita o sucesso que ela tem.
      Um grande abraço
      Lúcia

      Excluir

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!