sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CALDEIRADA MARANHENSE

Caldeirada da Tia Ivênia com o meu toque.

Aqui, finalmente, a fantástica receita da Caldeirada da tia Ivênia, a mãe da Ani, minha queridíssima amiga e madrinha.
A Ani mandou a receita, conforme a tia Ivênia recomendou, mas eu dei um toquinho especial meu. Durante a receita, colocarei o que é meu toque (mt*) e o que é original.
Aí, cada um faz como bem achar.
A única coisa que eu garanto: é uma receita deliciosa. Muuuito deliciosa!!!

foto por Lúcia Magro Stuart
Ingredientes:
- 1 kg de camarão grande ou médio (com a carcaça, mesmo, mas sem a cabeça),
- 1 limão grande (mas eu colocaria uns dois ou três)
- sal a gosto
- 1 colher (sopa) grande de massa de tomate
- 1 e 1/2 cebola pequena cortada em cubos pequenos
- 1/2 maço de coentro (pode coloccar tudo isso, mesmo, que não é muito, não)
- 1 tomate grande cortado em cubos (eu coloquei dois)
- 1 caixinha de creme de leite e que eu substituí, como sempre, por 1 pote de creme de ricota Tirolez (mt*)
- 1 vidro de leite de coco ligth (mt*)
- azeite
- 1 ou 2 xícaras (chá) de água (veja o quanto você quer de caldo.

Modo de Preparo:
Em um pote, coloque o camarão, o limão, sal, a massa de tomate, metade da cebola, o tomate, o coentro e deixe marinndo por 20 minutos.
Vire de vez em quando para pegar o tempero.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Jogue toda a marinada e refogue.
Acrescente a água.
Deixe cozinhar por 5 minutos.
Acrescente 1 caixinha de creme de leite ou o creme de ricota e o leite de coco.
Se for preciso corrija com mais sal e limão.

E como disse a Ani: Bom apetite!!!!!

Ah.... em casa, servimos com arroz branco e batata palha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!