sábado, 5 de novembro de 2011

ORECCHIETTE ALLA PUGLIESE

Compartilhada por um amigo muito, muito querido.... e ciumento, também!!! Sr. Macedo, sua primeira receita no blog!!!!!!!

Álvaro, o Macedo. E ninguém pode dizer que não foi ele quem fez!!!!
Essa receita me parece deliciosa, mas o que a torna ainda mais especial é que ela foi compartilhada por meu queridíssimo aluno de Pilates, Álvaro, o Macedo...... Nas indas e vindas de aulas, e já falamos aqui que essas aulas de Pilates tem rendido mais calorias do que a perdas delas.... mas isso não é culpa da instrutora, não...., conversamos sobre culinária e as nossas aventuras gastronômicas.
Depois de uma reclamação sobre um certo pão de queijo, pedi que Álvaro, o Macedo mandasse uma receita dele para nós. Demorou, mas não é que ele mandou em altíssimo estilo!!!!!
E com algo mais que especial! Uma receita verdadeiramente italiana!!!! Em italiano!!! E para uma 3/4 italiana, isso é simplesmente INCREDIBILE!
Vamos a ela, então. Em italiano e in portoghese!!!


foto por Álvaro, o Macedo
Ingredienti:
- gr. 400 di orecchiette,
- gr. 500 di pomodori, 
- du mazzetti di rucola, 
- due o tre spicchi d’aglio, 
- un peperoncino, 
- sale, 
- olio,
- pecorino o parmigiano.

Come preparare:
Pelare i pomodori e spezzetarli, tagliare l’aglio a fettine sotili e farlo appena dorare in un tegame con um po d’oglio. Aggiungere il peperoncino e poi i pomodori. Salare e fare cuocere per un quarto d’ora. Lavare la rucola, tagliarla grossolanamente e aggiungerla ala salsa di pomodoro. Mescolare bene e far cuocere ancora per circa 10 minuti. Intanto cuocere le orecchiette in abbondante acqua salata. Quando sono al dente, scolarle e unirle alla salsa. Servirle con pecorino o parmigiano grattugiato.

foto por Álvaro Macedo da Silva
E agora, em belo português:
Ingredientes:
- 400g de orecchiette
- 500g de tomate, 
- dois maços de rúcula, 
- dois ou três dentes de alho, 
- uma pimenta, 
- sal, 
- azeite de oliva, 
- queijo pecorino ou parmesão.

Modo de Preparo:
Pele os tomates e corte em pedaços pequenos; corte o alho em fatias finas e doure-o em uma panela com um pouco de azeite. Junte a pimenta e depois os tomates. Salgue a gosto e cozinhe por um quarto de hora. Lave a rúcula, corte-a em pedaços grandes e junte-a ao molho de tomate. Misture bem e cozinhe ainda por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, cozinhe as orecchiette em água salgada abundante. Quando estiverem ao dente, escorra e junte ao molho. Sirva com o pecorino ou o parmesão.
Foto por Álvaro Macedo da Silva.

Receita retirada do livro Linea Diretta nuovo 1a, de Corrado Conforti e Linda Cusimano. Perugia, Italia: Guerra Edizioni. 2005.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!