quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MOUSSE DE CACAU COM CARAMELO DE LARANJA

Absolutamente Fantástico. 

A receita é do Livro Culinária Ilustrada Passo a Passo- Chocolate, da Publifolha. Livro antigo que a Fabiana me apresentou.
Na verdade, ela me apresentou o mousse primeiramente. Amei. E ela me emprestou oo livro para ei fazer.
Em um dia de jantar em casa, para os meus queridos colegas de faculdade, resolvi fazer. Mas quis colocar um algo a mais. E aí, folheando mais o livri, achei esse caramelo de laranja.
Resultado: combinação perfeita, modéstia a parte.
Ah, tente fazer com 1 dia de antecedência para que ele fique bem durinho.
Então, vamos lá:

foto por Lúcia Magro Stuart
Ingredientes:
- 250g de chocolate amargo (achei da Harold o amargo. Mais gostoso ainda que o meio amargo. Recomendo esse)
- 125 mL de água
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 3 ovos
- 30 mL de whisky
- 50g de açúcar

Modo de Preparo:
- Corte o chocolate em pedaços graúdos. Pique-os com o facão ou no processador, depois ponha numa panela média de fundo grosso e junte metade da água. (Isso mesmo, a água é colcocada dentro do chocolate e eles vão derreter juntos!!!!!! dá certo, garanto!). Aqueça devagar, por 3-5 minutos, mexendo, até que o chocolate derretido fique com a consistência de creme de leite.
- Tire a panela do fogo e junte a manteiga cortada em pedaços.
- Separe as gemas dos ovos. Misture as gemas na massa de chocolate e manteiga, uma a uma, batendo muito após cada adição. Bata na mão com um fuê. Em seguida, aqueça a massa em fogo baixo, batendo sem parar, por cerca de 4 minutos.
- Tire  panela do fogo e acrescente o whisky. Deixe a massa esfriar até ficar morna.
- Enquanto isso, ponha o restante da água numa panelinha, junte o açúcar e aqueça até dissolver, mexendo de vez em quando. Ferva sem mexer, até que a calda atinja 120°C no termômetro. (Aí, o negócio é chato.... achar o ponto da calda. Você pode deixar atingir o ponto de fio, ou, como a autora recomenda, tirar a panela do fogo, mergulhar uma colher de chá nela e retirar. Deixe esfriar alguns segundos, então pegue um pouquinho entre o indicador e o polegar: a calda deve formar uma bolinha firme e maleável).
- Começe a bater lentamente as claras em neve. Quando estiverem espumando e brancas, aumente a velocidade. Se quiser, acrescente uma pitadinha de sal ou cremor tártaro, para ajudar a obter o máximo de volume. As claras estarão no ponto quando, ao erguer o batedor, formarem picos bem duros e aderirem ao batedor, sem cair. As claras em neve devem ser usadas imediatamente, caso contrário começem a se desmanchar.
- Aos poucos, junte a calda quente de açúcar, mexendo sem parar. Continue a bater por cerca de 5 minutos, na mão, com o fuê, até que as claras estejam frias e duras.
- Misture um 1/4 das claras no creme morno de chocolate.
- Despeje esse creme às claras restantes e misture suavemente.
- Divida a mousse de chocolate entre as forminhas. Coloque metade, acrescente pedacinhos dos caramelos de laranja e complete com o restante.
- Leve para gelar até endurecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!