domingo, 6 de março de 2011

OVOS MEXIDOS

A receita da perfeição.

Amo ovos mexidos no café da manhã. Com torrada ou com as panquecas de cottage, para mim é o melhor acompanhamento para uma manhã de feriado perfeita.
Segue aqui a melhor receita de ovos mexidos. Macios, cremosos, úmidos e saborosos.
imagem: google imagens
A receita veio do livro 400g - Técnias de Cozinha, da Betty Kövesi e colaboradores. Aliás, um excelente livro para se ter em casa.
Segue as dicas do autor para ovos mexidos de chef: 
"É uma técnica de preparo em que os ovos são batidos, temperados  e depois salteados, mexidos constantemente durante o processo de cozimento. Ao contrário do que vemos muitas vezes, ovos mexidos devem ser cremosos e leves, e não duros e secos. Há dois fatores importantes para conseguirmos um bom resultado: a temperatura e a adição de creme de leite e manteiga. A temperatura deve ser baixa para que o cozimento seja extremamente lento. O creme de leite ou a manteiga darão aos ovos sabor e cremosidade. A proporção é de 15 mL de creme de leite fresco ou 10g de manteiga por ovo."

foto por Lúcia Stuart
Ingredientes:
- 2 ovos
- 30 mL de creme de leite fresco
- 10g de manteiga
- sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Em uma frigideira antiaderente, aqueça a manteiga. Em uma tigela, quebre os ovos, tempere com sal e pimenta e adicione o creme de leite. 
Despeje a mistura na frigideira com a manteiga aquecida e cozinhe, raspando o fundo da frigideira com uma espátula. Retire os grumos cozidos do ovo sem quebrá-los demais.
Retire do fogo quando ainda estiverem úmidos e macios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!