quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bruschettas e Crostinis

foto: www.aletierclementinna.blogspot.com
Do Jamie Oliver, mas do livro "A Itália de Jamie".

Ainda acho que existe muito sutileza na diferença entre as bruschetas e os crostinis. Mas enfim, há uma diferença e como uma boa descendente de italianos, devo respeitar.
Postarei o texto do Oliver em que ele explica esse diferença, e aí, vocês decidem se preferem comer uma brusqueta ou um crostini, certo?

Colocarei aqui 4 recheios diferentes que já fiz e que ficaram ótimos.

É uma ótima entrada ou aperetivo quando você receber pessoas em casa. Pode ser até uma excelente opção de lanche a noite para uma janta rápida e leve.

Vamos lá.

foto: www.oldfashinepretty.com
"BRUSCHETTE
A bruschette é uma espécie de sanduíche aberto, de onde, provavelmente, se originou a idéia da torrada com queijo. Normalmente, é feita com pão sourdough, um pão de massa fermentada com levedura natural, de cor cinza-escura, com mais água que o habitual. O pão tem uma casca grossa e crocante e, por isso, retém mais umidade, podendo ser usado até uma semana depois de feito. Se não encontrar o sourdough, um bom pão tipo caseiro dará ótimos resultados.

O pão fica melhor em fatias de 1 cm de espessura e torrado em uma grelha, ou mesmo em uma tostadeira de pão doméstica. Depois de tostar as fatias, é preciso esfregá-las levemente duas vezes com um dente de alho, em seguida regá-las com um bom azeite de oliva e povilhar sal e pimenta-do-reino. A cobertura pode ir da mais simples à mais luxuosa, de ervas picadas e um tomate esmagado com manjericão até vegetais marinados, belos queijos ou uma deliciosa carne de carangueijo desfiada. Enfim, o que você preferir. Só há uma regra a seguir: seja qual for a cobertura da bruschetta, ela tem de ser feita com ingredientes frescos, cozidos com cuidado.



CROSTINI

Sempre pensei que crostini fosse uma bruschetta pequena, mas não é bem assim: os crostini são feitos com pão branco em vez do pão com fermento natural. Na Itália, eles simplesmente tostam uma fatia de ciabatta de 1 cm de espessura, esfregam-na com um dente de alho cortado, regam com um pouco de azeite de oliva e temperam com sal e pimenta-do-reino. Os crostini podem ser ótimos aperitivos com drinques, especialmente se você vai oferecer diferentes coberturas.
Receita básica
- 1 pão ciabatta cortado em fatias de 1cm de espessura

- 1 dente de ALHO grande, descascado e cortado ao meio

- azeite de oliva extravirgem

Modo de Preparo

Grelhe as fatias de ciabatta. Enquanto ainda estão quentes, esfregue-as devagar com lado cortado do dente de alho e borrife-as a seguir com um pouco do azeite de oliva. Finalize com a cobertura de sua preferência…."
 
Os Recheios
 
BERINJELA E HORTELÃ
Ótima para fazer em um dia de churrasco.
foto: www.jamieoliver.com
Ingredientes
- 2 berinjelas firmes, as italianas redondas se possível, cortadas em fatias longitudinais de 3 mm de espessura,
- óleo de oliva extravirgem
- vinagre de vinho branco ou de ervas
- 2 ramos de salsa fresca, folhas aparadas e picadas finamente
- 1 punhado de folhas de hortelã dresc, aparadas e picadas finamente
- 1 dente de alho descascado e fatiado bem fino
- sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
 
Modo de Preparo
Aqueça bem uma grelha. Acomode as fatias de berinjela, lado a lado, sobre ela. Quando estiverem bem tostadas dos dois lados, coloque-as em uma tigela. Você provavelmente terá de fazer algumas porções disso. Enquanto as berinjelas estiverem grelhando, ponha 8 colheres (sopa) de óleo de oliva e 3 colheres (sopa) de vinagre, com a salsa, a hortelã e o alho, em  outra tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino. Depois ajuste o tempero de novo e divida sobre as torradas. Pressione a cobertura para que seu sabor adorável penetre no pão.

foto: http://www.jamieoliver.com/
VEGETAIS DEVERSOS
Amei essa aqui!
Ingredientes
- ¹/² bulbo de funcho (erva doce) sem as folhas externas duras
- ¹/² pimenta amarela sem sementes
- 1 pimenta vermelha cortada ao meio sem sementes
- ¹/² abobrinha cortada ao meio, no sentido do comprimento, sem sementes
- 1 colher (chá) de orégano seco
- 1 punhado de folahs de hortelã frescas picadas finamente
- óleo de oliva
- sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
- suco de ¹/² limão
- vinagre de ervas (ou vinagre de vinho, mesmo)
 
Modo de Preparo
Preaqueça o forno à temperatura de 220°C. Pique o funcho e as pimentas em pedaços de 2,5 e fatie abobrinha. Misture os vegetais com o orégano, a hortelá e uma boa porção de óleo de oliva. Tempere com sal e pimenta, coloque em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até dourar. Tire do forno e deixe esfriar. Depois, pique a mistura finamente ou passe-a por um processador até obter uma consistência de sala. Prove, adicione mais azeite e um pouco de suco de limão e vinagre. Espalhe a mistura sobre a bruschetta.
 
Essas duas próximas foram indicadas para o crstini. Mas você pode usar na bruschetta e vice- verso.
 
PRESUNTO CRU, FIGO E HORTELÃ
Minha preferida.
foto: www.jamieoliver.com
Ingredientes
- 6 figos grandes e maduros - 12 fatias de presunto cru
- 1 maço de hortelã fresca.
 
Modo de Preparo
Corte os figos ao meio, depois coloque uma fatia de presunto sobre cada crostini ainda quente esmague a metade de um figo por cima. Finalize com as folhas de hortelã e sirva regado com um fio de azeite, um pouco de vinagre balsâmico e uma pitada de pimenta moída na hora.
 
foto: http://www.jamieoliver.com/
MUÇARELA DE BÚFALA E PIMENTA VERMELHA
Substituímos a muçarela pelo Creme de Ricota da Tirolez. Mais barato e muito bom, também.
Ingredientes
- 3 bolas de 150g de muçarela de búfala (ou 1colheres de sopa bem cheias de creme de ricota para cada crostini)
- Pimenta vermelha sem as semente e bem picadinhas.
 
Modo de Preparo
Divida as 3 bolas de muçarela em quatro pedaços cada uma. Cubra cada crostini com um pedaço. elimine as sementes e pique uma pimenta vermelha fresca e espalhe-a sobre a muçarela. Tempere com um pouco de sal e finalize com um fio de azeite extravirgem. Delicioso com um pouco de majericão fresco rasgado por cima.
 
Hoje é dia de futebol..... taí uma boa pedida durante o jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!