quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mais uma do Jamie Oliver

CARBONARA DE ABOBRINHAS
Mais uma para a sessão, força coração......

Já sabem hein? antes e depois de comer, torrar as gorduras ingeridas....... e não é na frigideira, porque senão elas saturam!
A receita foi extraída do livro Jamie em Casa.

Ingredientes:
• sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
• 6 abobrinhas médias
• 500g de penne
• 4 gemas de ovo bem grandes, de ovos orgânicos de preferência
• 100ml double cream
• 2 porções generosas de Parmesão ralado
• azeite de oliva
• 12 fatias finas de pancetta ou bacon defumando cortado em pedaços grossos
• um punhadinho de folhas de tomilho fresco picadas
• opcional: umas flores de abobrinha

Modo de Preparo:

Ponha uma panela grande com água e sal para ferver. Corte pela metade as abobrinhas maiores no sentido do comprimento. Corte e descarte a parte fofa do meio, fatie as abobrinhas em triângulos mais ou menos do mesmo tamanho (tente cortá-los no formato do penne). Pedaços menores podem simplesmente serem fatiados. Sua água deverá estar fervendo agora, portanto adicione a massa à panela e cozinhe de acordo com as instruções do fabricante.
Para fazer o molho cremoso do carbonara, coloque as gemas de ovo numa tigela, adicione o creme de leite e metade do parmesão e misture com um garfo. Tempere e reserve.
Aqueça uma frigideira bem grande (uma com +/- 35cm de diâmetro é um bom começo), adicione uma boa quantidade de azeite e frite a pancetta ou bacon até que esteja dourada e crocante. Adicione as abobrinhas e 2 pitadas de pimenta-do-reino, não apenas para temperar mas para dar um toque picante. Coloque as folhas de tomilho, dê uma bela mexida e frite até que tudo esteja bem dourado e macio.
Esse próximo passo é importante para que o carbonara fique bem feito. Você precisa realizá-lo com rapiddez. Quando a pasta estiver cozida, escorra mas reserve um pouco da água do cozimento. Imediatamente coloque a massa na panela com as abobrinhas, remova do calor e adicione um pouquinho da água do cozimento junto com o creme. Misture tudo bem rapidamente (o calor irá cozinhar as gemas - não volte para o fogo).
Peça para que todos tomem seu lugar à mesa. Enquanto estiver mexendo a massa, polvilhe o restante do parmesão e mais um pouco da água do cozimento se necessário, para que o molho fique bem cremoso e leve. Prove para verificar o sal e corrija se necessário. Se você tiver alguma flor de abobrinha, rasgue sobre a massa e sirva imediatamente senão o molho enrijece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!