quarta-feira, 4 de março de 2015

PÃEZINHOS IRLANDESES DE AVEIA

Esse, definitivamente, será o pão nosso de cada dia!

Bom, dia, galera! A receita dessa semana é de pão.
Aí, vocês vão me dizer: "mas Lúcia, pão é muito difícil! Pão leva muito tempo! Pão demora uma manhã inteira pra ficar pronto! Não tenho força pra sovar a massa!" E eu concordaria com tudo isso, se não conhecesse essa receita! Não é difícil, não leva tempo, não precisa sovar e eu diria que em 1 hora, você, faz, assa e come!!!
Coloquei como meta de 2015 aprender a fazer pão. Claro que, como padaria é uma arte, leva tempo e necessita de força, não consegui ter muito sucesso no único pão, diferente desse, que tentei fazer. E ainda não consegui tempo para fazer mais. Mas metas demoram a ser alcançadas e sem treino e insistência, ninguém atinge nada, certo?
Outra meta, não para 2015, mas para a vida, que coloquei para mim, é comprar o mínimo de ítens industrializados. Voltar a comer nossa comida, a fazer as coisas em casa. Não me conformo que um pão de fôrma fique 2 meses fora da geladeira e não estraga!!! Isso não é normal!! Mesmo o pão francês que comemos sempre, demora a mofar. Hoje em dia, tudo é industrializado, cheio de conservantes e com certeza, não é a melhor coisa para a nossa saúde a longo prazo.
Quando conheci essa receita, de um livro que minha querida irmã me deu de aniversário, achei uma excelente alternativa para o pãozinho de cada dia, para um lanche no fim da tarde, ou para o café da manhã e porque não, para o lanchinho das crianças na escola? E além de rápido, é muito nutritivo.
A receita é do livro Na Cozinha com Nigella, da lindíssima Nigella Lawson, mas com um toque pessoal meu. Aliás, um belíssimo livro.
Foto: Saraiva.com.br
Uma dica, para que eles fiquem bonitos: eu coloquei os meus em uma fôrma de cupcake. No livro, ela molda com as mãos, mas a minha massa sempre fica um pouco mais mole que as da foto e os pãezinhos não ficavam bonitos. Decidi colocar nas forminhas e ficaram perfeitos.
No meu tabuleiro de cupcakes, a receita rendeu cerca de 20 pãezinhos. Congelei uma parte depois de assado para não estragar.
Foto por Lúcia Stuart
Se você for congelar, retire do congelador umas 4 horas antes do consumo, ou de um dia para o outro. Ficarão como frescos.

Que tal tentar esse fim de semana?

Foto por Lúcia Stuart

Ingredientes:
- 400 g de farinha de trigo integral (fiz com integral e fiz com branca refinada. Os dois ficam bons, mas são sabores bem diferentes)
- 100 g de aveia em flocos (como fazemos cerveja, fiz com aveia, cerca de 80 g e o malte seco da cerveja, cerca de 40 g. Ficou excelente)
- 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
- 2 colheres (chá) de sal
- 300 mL de cerveja preta do tipo Stout ou Porter
- 150 mL iogurte natural ou 2 potes de grego tradicional (eu gostei muito de usar o grego da Nestlé)
- 4 colheres (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de óleo de soja

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes secos (farinha, aveia, malte, bicarbonato e sal) em uma tigela funda.
Um uma jarra, ou outro pote, misture os líquidos (cerveja, iogurte, mel, azeite e óleo)
Misture os líquidos aos secos e misture bem com uma colher de pau.
Deixe a massa descansar por cerca de 10 minutos ou enquanto você unta as forminhas de cupcake com azeite e farinha de trigo (o meu tabuleiro é de alumínio, então preciso untar e enfarinhar).
Coloque cerca de 2/3 de massa nas forminhas e leve ao forno para assar por mais ou menos 20 minutos.

Pronto!!!!! Só isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!