quarta-feira, 7 de julho de 2010

Receita do Jamie Oliver

TORTA DE AMORAS PRETAS E MAÇÃS

            


Essa receita é do livro Jamie em Casa, do chef Jamie Oliver. A receita é deliciosa e o livro vale muito a pena ser comprado!
foto: www.jamieoliver.com
Ingredientes:

- 1kg de massa podre (pode comprar da AROSA que é ótima!! É massa podre, não folhada.)
- 50g de manteiga
- 100g de manteiga, mais um pouco para untar
- 100g de açúcar refinado, mais um pouco para polvilhar
- 2 maças verdes cortadas em 16 cunhas cada uma
- 4 maças vermelhas cortadas em 8 cunhas
- 1 colher cheia de sopa de talo de gengibre picado em calda (não achei, então puz a mesma quantidade de gengibre ralado),
- 150g de amoras-pretas
- 1 ovo grande
- 1/2 colher (chá) de canela em pó

Modo de Preparo:
Pré- aqueça o dorno a 180°C, ou forno baixo. Coloque a manteiga e o açúcar em uma panela e, quando a manteiga tiver derretido, adicione as maçãs, o gengibre e 1 colher (sopa) de calda de gengibre (se vc achar o gengibre em calda). Cozinhe lentamente por 15 minutos com a tampa, depois adicione as amoras, mexa e cozinhe por mais 5 minutos sem a tampa.
Unte um refratário para torta de cerca 26 cm e rasa com manteiga. Depois, abra 1/3 da massa até ficar com cerca de 1cm de espessura. Forre a fôrma deixando sobrar na borda e depois apare bem. Despeje o recheio na forma forrada pela torta, inclusive a calda formada. Pincele as beiradas da massa com com o ovo. Abra o restante da massa e cubra a torta. Mesmo se a "tampa" de massa não encostar no recheio, não empurre prá baixo; deixe a massa só por cima. Apare as bordas e aperte-as com os dedos.
Pincele o topo da torta com o restante do ovo batido, polvilhe generosamente com o açúcar e a canela e faça dois talhos no topo da massa para que o ar saia durante o cozimento. Use uma faca de ponta fina bem afiada.
Coloque o refratário da torta em uma assadeira, caso vase recheio, e deixe no forno, ainda baixo, por 60 minutos, ou até que a massa fique crocante.
Sirva ainda quente com sorvete de creme ou creme inglês, como indicado na receira original.
Perfeita e maravilhosa é pouco para o que essa torta é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!