terça-feira, 4 de junho de 2013

RISOTO DE ALHO NEGRO E CAMARÃO

A melhor receita de risoto que comi e que fiz, sem modéstia alguma.

No Natal desse ano ganhei de presente da minha irmã e do meu cunhado uma cabeça de alho negro. É claro, que amei o presente, porque essa iguaria sempre me deixou curiosa, mas eu não tinha ideia do que eu faria com ela.
Bom, para quem não ganhou, onde encontrar? Só encontrei, até hoje, na rede de supermercados do Pão de Açúcar. O que fazer, ainda é um mistério, porque ele possui um sabor tão diferente que as possibilidades são infinitas.
Mas comecei com uma combinação de algumas receitas que pesquisei e montei a minha própria. Amei. Sabe aquele prato que a cada garfada você não acredita que está tão bom? Então, foi assim que me senti.
Claro, que quando a gente elogia demais uma comida, acabamos por gerar uma grande expectativa no leitor, que pode se frustrar depois. Mas nesse caso, garanto que não haverá frustrações.
Foto por Lúcia Magro Stuart
Aos preconceituosos com alho, aconselho a deixá-lo completamente de lado e se aventurar nas novas experiências. O sabor é delicado e muito diferente do gosto forte do alho comum, que eu, particularmente, amo, e possui um perfume incrivelmente viciante.
Aos curiosos, ao contrário do que eu pensava, ele não é um tipo de alho, e sim, nosso alho comum que passa por um processo muito especial de fermentação e envelhecimento.

A receita faz parte do 2º Cardápio do Dia dos Namorados do blog e é realmente especial. Para duas pessoas.

Ingredientes:
Foto por Guilherme Milanetto
Para o risoto
- 8 dentes de alho negro cortados no comprimento
- 4 xícaras (café, isso mesmo) de arroz arbóreo ou carnaroli - já está com um extra, certo? mais do que isso, vai sobrar muito
- 1/2 cebola roxa pequena cortada em cubos miudinhos
- 10 camarões rosa grandes
- 1 colher (sopa) de manteiga de boa qualidade
- 1 fio de azeite
- 1/3 xícara (chá) de creme de leite fresco
- 1 colher (sopa) bem cheia de requeijão de boa qualidade
- 2 colheres (sopa) de parmesão de boa qualidade ralado
- Sal a gosto
- pimenta do reino
- suco de meio limão taithi

Para o Caldo de Camarão
- 1 cenoura pequena cortada em pedaços grandes
- 1 talo de salsão
- 1 dente de alho pequeno
- 1 cebola branca pequena cortada na metade
- 100g de camarão sete barbas com casca
- 2 litros de água
- 1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:
Caldo de Camarão:
- Faça com uma certa antecedência para os sabores poderem apurar bastante.
- Coloque em uma panela, ou caldeirão grande, todos os ingredientes e deixe ferver por cerca de 30 minutos em fogo baixo.
Risoto:
- Mantenha o caldo coado e aquecido.
- Pré- aqueça o forno na temperatura mais baixa que tiver.
- Tempere os camarões com uma pitada de sal, pimenta do reino e o limão. Gosto de deixar em uma peneira para escorrer a água e poder deixá-lo mais sequinho para a panela.
- Eu costumo fazer o risoto em uma paelleira, mas se você tiver uma panela grande e larga, pode usar. Aqueça a panela, coloque um fio de azeite e um pouquinho de manteiga e coloque os camarões para grelhar. Deixe que eles dourem dos dois lados, mas que ainda se mantenham um pouco crus. Você ainda vai fazer o risoto e eles irão esperar no forno. Assim que os camarões estiverem dourados, leve no forno para aguardar o risoto. Meu forno fica muito quente, então coloco uma faca na porta para ele perder um pouco de calor.
- Na mesma panela que os camarões foram grelhados, coloque o restante da manteiga, a cebola e o alho negro. Deixe a cebola refogar.
- Acrescente o arroz e vá colocando o caldo aos poucos. Faço assim: caldo até cobrir o arroz, mexo até reduzir um pouco, e repito a quantidade de caldo. Esse processo leva cerca de 20 minutos.
- Corrija o sal.
- Quando o arroz estiver no ponto, ou sejam al dente, acrescente o creme de leite, o parmesão e o requeijão. É pouco, porque a intenção é dar apenas um pouco mais de cremosidade. Não deixe o caldo secar todo para manter o arroz cremoso e úmido.
- Coloque uma concha de risoto no centro do prato e decore com os camarões.

Um deleite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!