quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SUFLÊ/ MOUSSE DE CHOCOLATE

Duas delícias em uma receita só: você escolhe o que quer comer. Suflê ou Mousse?

Sempre tive minhas restrições para comer suflê. Aliás, acho que muita gente da minha geração também tem. Porque? Oras, qual foi a mãe que não pegou todo o resto da geladeira, bateu no liquidificador, misturou com umas claras em neve, assou e disse que era suflê? E a minha mãe era cheia de fazer isso com macarrão!! Eca!!!!
Mas depois que comecei a cozinhar, fiquei curiosa para comer o verdadeiro suflê. Tanto, que investi na compra de ramequins, a porcelana ideal para isso. Mas se você não tiver ramequins, pode usar xícaras de porcelana, mesmo!
Vi essa receita no quadro Jogo de Panelas do Programa Mais Você e fiquei com água na boca. Na verdade, a receita foi tão elogiada pelos participantes que eu TIVE que fazer prá tirar a prova. É deliciosa, realmente.
E qual foi a minha surpresa quando comi que descobri que suflê de chocolate é como uma mousse, só que quentinha!!!! Ou seja, o paraíso em forma de comida!!!! Como se comida boa não fosse sempre um paraíso, né?
Mas ainda assin, não me conformei com essa doce realidade e fui procurar na internet para saber se era isso mesmo...... e .... Eureka!!!!!
Encontrei a receita no site da fantástica Rita Lobo, exatamente a mesma receita do Mais Você, e lá ela diz que são a mesma coisa. Se comer gelado é uma mousse, se comer quente, é um suflê!!!!
Por isso, resolvi copiar e colar a receita como a própria Rita Lobo escreveu, com as explicações e tudo o mais!

Vale muito a pena fazer!!!!

Eu, farei novamente e comerei como mousse, para o dia dos pais!!!!! E vocês?


Foto por Lúcia Magro Stuart
Ingredientes
- 160g de chocolate meio amargo (50% cacau)
- 1 colher (sopa) de cachaça
- 4 ovos
- ¼ de xícara (chá) de açúcar
- Manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar
- Açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de preparo:
Numa tábua, pique o chocolate. Transfira para uma tigela refratária grande e leve ao micro-ondas para derreter.  O tempo pode variar, então, coloque para rodar de 1 em 1 minuto, até amolecer. Misture bem e deixe esfriar. Unte de 4 a 6 ramequins pequenos com manteiga e polvilhe com açúcar cristal – ele forma uma paredinha que serve de apoio para o suflê crescer. Leve ao congelador para firmar. Atenção: se for servir como mousse, não precisa untar e polvilhar os ramequins.

Separe as claras das gemas dos 4 ovos, que devem estar em temperatura ambiente – as claras batem melhor. Junte a cachaça às gemas e misture bem com um garfinho.  Somente quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, misture as gemas ao chocolate – caso contrário, se o chocolate estiver muito quente, as gemas irão cozinhar. Na batedeira, bata as claras até que tripliquem de tamanho. Para começar, deixe a batedeira em velocidade baixa; assim que as claras começarem a espumar, junte a metade do açúcar. Aumente a velocidade e assim que elas começarem a firmar, junte o restante do açúcar. Teste o ponto das claras em neve com um garfo ou com o próprio batedor da batedeira. Elas precisam estar firmes, mas não podem endurecer muito.
Junte 1/3 das claras ao chocolate e misture bem. O restante, incorpore delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares, de baixo para cima. Transfira a massa para os ramequins, limpe as bordas com papel-toalha e leve à geladeira por 24 horas. Na hora de servir, preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta);  coloque os ramequins numa assadeira e leve para assar por cerca de 15 minutos, até crescer. Decore com açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.

Preparo da mousse de chocolate:
Para servir como mousse, os ramequins devem ficar, pelo menos, 3 horas na geladeira, antes de irem para a mesa. Se for para servir como suflê, a massa precisa ficar 24h na geladeira, antes de ir para o forno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!