sexta-feira, 20 de julho de 2012

SEQUILHOS DE NATA

Para um chá da tarde perfeito!

Depois de tantos meses sem postar, retorno com uma receita para relembrar bons momentos da vida! Porque todo mundo, ao menos da minha geração e das anteriores, teve o prazer de comer sequilhos ou bolachinhas de nata e ainda feitos em casa.
Atualmente, na minha luta e vontade, sim, de não consumir alimentos industrializados, resolvi voltar às origens e fazer minhas próprias bolachinhas, bolos e pães.
Não acho os industiralizados mais gostosos que os caseiros, e com certeza não são mais saudáveis. Comprar essas bolachinhas em padarias só me dão desgosto!!! São ruins, sem gosto do sabor que se propõe a ser, possuem uma textura desagradavelmente crocante e claro, longe de serem feitos com o carinho e a dedicação das mãos e do conforto da nossa casa.
Foto por Lúcia Magro Stuart
Comecei essa empreitada pelos cookies de chocolate e a rosca do agradecimento e agora continuo com várias outras.... muitas delas, do livro de receita da minha mãe. Essa, por sinal, é uma delas.
Há muito tempo tenho vontade de fazer bolachinhas de nata e em especial, os sequilhos, que amo!!! Aqueles, de grudar no céu da boca!!!! Não fazia por que? Onde é que eu iria encontrar nata nos anos de 2012!!!!! Impossível!!!
Nossa nata era tirada do próprio leite que tomávamos e era fervido antes!!!! Hoje, até o leite integral possui uma pasteurização diferente que impede a formação da nata!
Resultado: anos e anos na vontade!!!!
Mas, a modernindade trouxe também coisas muito boas!!!! A internet é uma delas..... e graças à internet, desccobri que creme de leite fresco e nata são a mesma coisa!!!!! Sim, apenas uma questão de tradução..... Ok. Acreditei mais ou menos nessa informação. Sério mesmo, apenas uma questão de tradução? Então vamos fazer a receita com o creme de leite fresco, mesmo!!! E fiz!!! Na maior alegria da minha vida!!!!! Fiz, ficou excelente! Todos elogiaram, mas ainda não estava convencida.
Eis, que mais tarde encontro nata em um supermercado!! Sim, nata!!!!! Comprei logo 4 potes para me esbaldar de fazer todas as receitas que pudesse, inclusive congelar, para usar mais tarde!!
E leio as especificações para tirar minha pulga de traz da orelha. Sim, meu não convencimento completo tinha um fundamento. Nata, possui 42% de teor de gordura. É o famoso double cream inglês, enquanto o creme de leite fresco possui 30%. Mais gordura faz diferença no produto final. Tanto na assadeira, quanto na minha barriga!
Mas isso não impede de fazer a substituição e você irá se deliciar com esses sequilhos.
Então, com ou sem nata, vamos a essa receita deliciosa!!!!!

Ah, rende muito, então, não vá se matar de comer e depois me culpar por ter ganho alguns quilos. Divida a culpa e presenteie os amigos!!! Eles vão amar. Certo Mamila?

Foto por Lúcia Magro Stuart
Ingredientes:
- 1 copo de nata ou de creme de leite fesco
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
- amido de milho o quanto baste até que dê ponto de enrolar. Cerca de 500g, mas tenha mais em casa por garantia.
- 1 ovo, de preferência caipira
- 1 colher (café) de fermento químico
- 1 colher (sopa) de baunilha

Modo de Preparo:
Olha que difícil!!!!
Pré- aqueça o forno a 200ºC.
Misture todos os ingredientes até dar ponto de enrolar sem ficar quebradiço.
Faça vários rolinhos como de massinha de modelar de cerca de 2 a 3 cm de diâmetro.
Corte em pedaços de cerca de 5 cm.
Coloque em uma forma e dê uma leve amassadinha com os dentes do garfo para modelar. Não precisa untar a assadeira. Ele irá desgrudar depois de assado.
Leve no forno e deixe assar até que fique durinho (dê uma apertadinha com o dedo para testar).
Espere esfriar, retire da assadeira e chame as amigas prá tomar um chá!!!

Foto por Lúcia Magro Stuart
Se quiser presentear, olha que mimo se você colocar em uma caixinha de acetato:


4 comentários:

  1. hummm tô louca para fazer... obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Muitoooo bom! Eu experimentei e recomendo a todos! Perfeito!

    Beijos,

    Liana.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Li!!!! Obrigada pelos elogios!!!!!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. Todo fim de ano faço lembrancinhas para meus pacientes. Nesse ano pensava em fazer biscoitos de gengibre, mas ao pensar melhor, vi que precisava de uma receita que agradasse a todos.
    Ao todo fiz mais de sete receitas dessa delícia e foi unânime : todos A-MA-RAM!!! E de tão prática, essa receita não me cansou, mesmo apto infinitas bolachinhas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!