Adoradíssima, aguardadíssima, elogiadíssima!!!!
Havia ganhado uma quantidade enorme de pimentas dedo de moça do casal apimentado Mariana Porciúncula e do Eduardo "Tabatinga". Pimentas lindas do quintal deles!!! Um hiper presente para quem gosta de pimentas e de cozinha.
Mas pimenta não é lá um ingrendiente que a gente come a valer. E então veio a pergunta: O que fazer com tantas pimentas? Procurei, procurei e achei duas receitas. Um chutney de pimentas do fantástico Jamie Oliver e uma geléia de pimentas, que no momento, não me lembrarei de quem foi..... e ainda, tive a doce, ou melhor, picante surpresa em saber que a receita é do livro Jamie em Casa, já hiper recomendado nesse blog.
Escolhi começar pelo chutney...... e a geléia, por falta de tempo, ficou para mais tarde.... ou para a próxima temporada de pimentas.
No fim de tudo, fiz duas ou três receitas, dei de presente para um monte de gente e não sobrou nada.
Ah, minha irmã, Raquel, serviu com queijo brie e disse que ficou fantástico!!!!!
Esse post será em homenagem a duas amigas que amo, Bia e Paula, que amaram o chutney e me cobram toda vez que me vêem.
Pronto!!!!!! Sem choro, nem vela, nem fita amarela!
Faz cerca de 500g, que no fim, vai acabar na primeira visita que receber!
| Foto por Lúcia Magro Stuart |
Ingredientes:
• 8 a10 fresco pimentões vermelhos• 8 pimentas vermelhas maduras
• azeite de oliva
• 2 cebolas roxas médias, descascadas e cortadas
• um raminho de alecrim fresco
• 2 folhas de louro fresco
• um pedaço de 5cm de canela em pau
• sal e pimenta do reino
• 100g de açúcar mascavo
• Vinagre balsâmico 150ml
Modo de Preparo:
Aconselho vocês a usar um par de luvas para culinária. Achava que não era tão importante, mas é sim..... minha mão ficou hiper ardida, e quase queimada!Coloque os pimentões e pimentas em uma churrasqueira quente, em uma frigideira ou em uma panela de ferro bem quente. Fiz o meu na panela de ferro, mas quero muito fazer na churrasqueira para saber qual o sabor que o defumado daria.
Vire-os de vez em quando até que a pele fique enegrecida e todo empolado. Não pense que você vai queimar.... é assim, mesmo. Deixe ficar bem queimadinho. Com cuidado, coloque as pimentas e pimentões em uma tigela e tampe com película aderente. À medida que esfriarem, eles vão cozinhar suavemente em seu próprio vapor.
Depois, retire toda a pele das pimentas e dos pimentões, as sementes e as partes brancas. Pique em tiras para que fiquem aproximadamente do mesmo tamanho. Reserve.
Aqueça uma panela e despeje um pouco de azeite. Adicione as cebolas picadas semelhantes aos pimentões e às pimentas, acrescente o alecrim, folhas de louro e canela e tempere com um pouco de sal e pimenta. Cozinhe lentamente por aproximadamente 20 minutos ou mais, até que as cebolas se tornem um rico, dourado e pegajoso molho.
Adicione o pimentão picado e pimenta, o açúcar e o vinagre para a cebola e continuar cozinhando. Quando o líquido diminui esobrará um lindo, espesso e pegajoso chutney. Retire o pau de canela e as folhas de louro.
Despeje em frascos esterilizados e guarde em um lugar fresco e escuro ou mantenha na geladeira se for usar imediatamente.
Em frascos esterilizados, o chutney deve se manter conservado por cerca de dois meses.
Presentei os amigos amantes de pimentas! eles ficarão muito felizes também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!