quarta-feira, 2 de maio de 2012

Chutney de Pimenta Dedo de Moça e Pimentões

Adoradíssima, aguardadíssima, elogiadíssima!!!!

Havia ganhado uma quantidade enorme de pimentas dedo de moça do casal apimentado Mariana Porciúncula e do Eduardo "Tabatinga". Pimentas lindas do quintal deles!!! Um hiper presente para quem gosta de pimentas e de cozinha.
Mas pimenta não é lá um ingrendiente que a gente come a valer. E então veio a pergunta: O que fazer com tantas pimentas? Procurei, procurei e achei duas receitas. Um chutney de pimentas do fantástico Jamie Oliver e uma geléia de pimentas, que no momento, não me lembrarei de quem foi..... e ainda, tive a doce, ou melhor, picante surpresa em saber que a receita é do livro Jamie em Casa, já hiper recomendado nesse blog.
Escolhi começar pelo chutney...... e a geléia, por falta de tempo, ficou para mais tarde.... ou para a próxima temporada de pimentas.
No fim de tudo, fiz duas ou três receitas, dei de presente para um monte de gente e não sobrou nada.
Ah, minha irmã, Raquel, serviu com queijo brie e disse que ficou fantástico!!!!!

Esse post será em homenagem a duas amigas que amo, Bia e Paula, que amaram o chutney e me cobram toda vez que me vêem.

Pronto!!!!!! Sem choro, nem vela, nem fita amarela!

Faz cerca de 500g, que no fim, vai acabar na primeira visita que receber!

Foto por Lúcia Magro Stuart
Ingredientes:
• 8 a10 fresco pimentões vermelhos
• 8 pimentas vermelhas maduras
azeite de oliva
• 2 cebolas roxas médias, descascadas e cortadas
um raminho de alecrim fresco
• 2 folhas de louro fresco
um pedaço de 5cm de canela em pau
sal e pimenta do reino
100g de açúcar mascavo
Vinagre balsâmico 150ml

Modo de Preparo:
Aconselho vocês a usar um par de luvas para culinária. Achava que não era tão importante, mas é sim..... minha mão ficou hiper ardida, e quase queimada!
 
Coloque os pimentões e pimentas em uma churrasqueira quente, em uma frigideira ou em uma panela de ferro bem quente. Fiz o meu na panela de ferro, mas quero muito fazer na churrasqueira para saber qual o sabor que o defumado daria.

Vire-os de vez em quando até que a pele fique enegrecida e todo empolado. Não pense que você vai queimar.... é assim, mesmo. Deixe ficar bem queimadinho. Com cuidado, coloque as pimentas e pimentões em uma tigela e tampe com película aderente. À medida que esfriarem, eles vão cozinhar suavemente em seu próprio vapor.
Depois, retire toda a pele das pimentas e dos pimentões, as sementes e as partes brancas. Pique em tiras para que fiquem aproximadamente do mesmo tamanho. Reserve.
Aqueça uma panela e despeje um pouco de azeite. Adicione as cebolas picadas semelhantes aos pimentões e às pimentas, acrescente o alecrim, folhas de louro e canela e tempere com um pouco de sal e pimenta. Cozinhe lentamente por aproximadamente 20 minutos ou mais, até que as cebolas se tornem um rico, dourado e pegajoso molho.
Adicione o pimentão picado e pimenta, o açúcar e o vinagre para a cebola e continuar cozinhando. Quando o líquido diminui esobrará um lindo, espesso e pegajoso chutney. Retire o pau de canela e as folhas de louro. 

Despeje em frascos esterilizados e guarde em um lugar fresco e escuro ou mantenha na geladeira se for usar imediatamente. 
Em frascos esterilizados, o chutney deve se manter conservado por cerca de dois meses.

Presentei os amigos amantes de pimentas! eles ficarão muito felizes também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!