sábado, 5 de fevereiro de 2011

CHIPS DE PROVOLONE ou 'PROVOLETA'

Receita especilíssima de uma praticamente italiana legítima!!!

Essa receita foi compartilhada pelo querido casal, Porco e Davi. Na verdade, mais da Davi que do Porco, mas foi no facebook dele que eu vi a foto desse petisco delicioso!
A Davi mandou para dividir com a gente e ao ler o texto dela, vi que de onde veio essa receita: de um dos programas da Eliana. Eu também vi esse dia e confesso o que me deu água na boca. Mas ela não se contentou com os insucessos e até apurou a receita até chegar na perfeição!!!!
A Davi testou e aprovou. Então, vamos todos agora conferir!!!!
Editei recentemente essa receita, porque recebi uma reclamação de um seguidor a respeito do nome do prato e da história do prato. Apesar de ter achado a reclamação um pouco indelicada da parte dele, tenho que concordar com alguns pontos e corrigi. Comentário, reclamações, sugestões são sempre muito bem vindos. omo não sou nenhuma chef, nem culinarista, apenas uma amante da cozinha, a contribuição de vocês é sempre muito bem vinda. Mas ainda acho que existem formas mais delicadas de sugerir ou reclamar por algo.
Mas, aqui está.
A Davi chamou essa receita de Provoleta, porque a primeira vez que ela comeu em um bar aqui de São Carlos, estava com esse nome no cardápio. Por isso, esta é a receita da provoleta que a Davi comeu no bar, não necessariamente a provoleta oficial. E por isso, está entre aspas.

Segue o texto dela!

"Olá seguidores,
Boa tarde. A história dessa “Provoleta”é um pouco grandinha, mas será resumida, pois foram muitas frustrações até chegar realmente à crocância e aparência adequada.
Mas, primeiramente o que é essa “Provoleta”?   
Também conhecido como crispis de queijo, é um petisco saborosíssimo, e super crocante feito de queijo duro ( pode ser ele de provolone ou parmesão, entre outros). 
Comi esse petisco em um Bar aqui de São Carlos e que nos últimos tempos estava muito cara e menor. Vi um dia uma mulher na Eliana fazendo crispis de queijo (http://www.superativa.com/2010/07/crispis-de-queijo-eliana.html) uhm... mas não deu certo, grudou tudo no prato. Outra vez tentei colocar um papel toalha, como se faz no bacon para ele ficar crocante e nada....
Mas, eis que um dia de inspiração máxima consegui fazer a tal da “provoleta” como se deve. Segue a receita, bem mais curta que a história, garanto."

foto: Davilene Benato
Ingredientes:
-100 gr de Queijo provolone em pedaço ou fatiado mais grossinho do que pra lanche
- Azeite para untar

Modo de preparo:
Em uma tigela de plástico (pode ser tuppeware) unte o fundo com um pouquinho de azeite. Fatie o provolone com o fatiador de batata. Distribua as rodelinhas uma do lado da outra no pote untado.
Coloque o pote com as fatias de provolone no microondas na potência alta por 1 minuto e 30 segundos.
Coloque num papel toalha e sirva ainda quente, com uma bela cerveja gelada pra acompanhar.
“pulo do gato”:
1) como viram o segredo é untar e colocar no plástico, porque ele é maleável e da para desenformar a gostosura.
2) Você pode ralar o parmesão no ralo grosso e amontoá-los e fazer o mesmo processo do provolone. Também pode colocar uma folha de manjericão antes de por no microondas.
3) Tem gente que faz com mortadela também, mas só comi assim em um restaurante, não testei desse modo pra ver se daria certo.

2 comentários:

  1. Me perdoem, mas isso aí não é provoleta nem aqui nem em marte! Provoleta é uma receita típica e, claro, o nome não vem "de um bar de São Carlos"!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Victor. Muito obrigada pelo seu comentário.
      Bom, você tem absoluta razão quando diz que essa receita não vem de um bar de São Carlos. Na verdade, o que queremos dizer é que esse prato, especificamente, tal como colocamos a receita, é vendido em um bar aqui, com o nome de provoleta. Por isso, colocamos entre aspas, como você pode perceber.
      Poderia ser apenas considerado um chips de provolone, mas quisemos colocar como conhecemos.
      De qualquer forma, já fiz as mudanças e esclarecimentos no corpo do texto para esclarecer aos seguidores que não é a verdadeira e tradicional PROVOLETA.
      Agradeço a sua colaboração.

      Excluir

Deixe aqui seus comentários, dúvidas e sugestões!